Postagens populares

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Casamento: 2º passo!

Após a escolha da data (confira aqui!), o próximo passo deve ser: 
Definir o Número de Convidados!

Diante mão já adianto que essa é uma das tarefas maaaaais difíceis nesse processo de organização do casamento!E digo mais, isso é algo que você só vai bater o martelo e fechar oficialmente bem pertiiinho do casamento, quando chegar o momento de entregar os convites, aí sim, você pensa e repensa se todo mundo que é importante está na lista, se tem alguém q você não mantem mais contato ou algum amigo mais recente!

Mas inicialmente precisa ser feito um esboço dessa lista, para ter uma noção da dimensão da sua festa! Inúmeros fatores dependem dessa definição do número de convidados, como por exemplo: o tamanho da igreja, o tamanho do local onde será realizada a recepção, a quantidade de comida, bebida, doces, o tamanho do bolo, entre outros fatores. 

Mas finalmente, quem eu devo e não devo convidar??


Dicas:
  • Primeiramente coloque: os pais, avós, avôs e irmãos (c/ os namorados, caso exista!);
  • Comece a colocar a parte mais próxima da Família. Ex: tios(as) e primos(as);
  • Em seguida coloque os padrinhos, os amigos e os colegas de trabalho (caso possua alguma intimidade ou estejam acompanhando a organização do casamento);
  • Coloque os parentes distantes, caso não sejam tããão distantes assim e/ou seus pais mantenham um certo contato. Afinal tem pessoas que são da nossa família, mas só vimos quando crianças e se encontrar no dia a dia na rua, você nem saberá que é da sua família (parente muito distante assim eu não chamaria);
  • Após essa fase, você pode abrir algumas vagas destinadas para convidados dos seus pais e/ou dos pais do noivo. Principalmente se os pais forem/estejam contribuindo financeiramente para que o casamento ocorra;
  • O ideal seria você e o noivo fazerem a lista juntos, pois dessa forma a lista pode ficar mais compacta. Se cada um fizer uma lista separada, pode ter certeza que quando juntar vai ter bem mais gente!!
Com esse esboço da lista de convidados você pode começar a pedir orçamento de buffet, casa de recepção, igreja e tudo mais...
Caso o seu orçamento dê para você fazer tudo que deseja, viva!! Mas caso não dê, você certamente precisará cortar alguns convidados, porque quanto menor a lista de convidados, menos caro sairá o casamento pois será necessário um lugar menor e provavelmente mais barato, menos bebidas, menos senhas do buffet...
E essa parte de cortar convidados da lista é onde começa a dor de cabeça!!!! Digo porque tive que passar por isso e sofri até o ultimo minuto! Juro! hahaha

Mas deixo uma dica muito importante: Não deixe de realizar seu sonho de casar porque não poderá chamar todo mundo!! Se você só pode casar convidando 100 ou até mesmo 50 pessoas, não importa, corte todo mundo, mas case, porque esse dia será lindo e inesquecível para você!! Algumas pessoas podem ficar chateadas, mas depois elas entenderão, não se prenda a isso!

Caso haja essa necessidade de cortar pessoas, comece excluindo aquelas que menos convivem com você, mesmo que sejam da sua família! Entre excluir um amigo que está sempre presente no seu dia a dia e/ou excluir aquela prima de 3º grau que você vê 1 vez no ano em alguma festa da família, é claro que o correto seria excluir a prima! E assim você aos pouquinhos vai conseguindo tirar algumas pessoas da lista! 



Neste dia, quanto mais pessoas próximas e que te amam de verdade tiver ao seu lado melhor, é uma energia boa, energia positiva forte mesmo!! Todos estarão felizes pela sua felicidade!! Ninguém estará ali para julgar, ou colocar defeito em algo, isso claro se você escolher as pessoas corretas para estarem presentes nesse dia  e momento tão lindo e especial!


Pronto, agora com a lista pré definida você já pode começar a solicitar orçamentos, pois com a data e número de convidados definido já dá para correr atras dos fornecedores! Boa Sorte! 

Espero ter ajudado um pouquinho nessa tarefa que é prazerosa e ao mesmo tempo difícil!!
Beijos e até a próxima!! ;)




quarta-feira, 30 de abril de 2014

Planejando a Reforma

Sempre achei que quando chegasse a fase de reforma do Apê seria o melhor período!! 
De fato é uma fase muito boa, mas também de grandes dúvidas!!




Enquanto não recebemos as chaves do apê, vamos só tentando planejar cada cômodo, cada cantinho e confesso que não tem sido fácil! Faço várias pesquisas na internet tentando achar ambientes semelhantes, apartamentos pequenos, observando gesso, parede, torneiras, box, luminárias, textura, tuuudo!! 

Foto da Internet

A ansiedade é tão grande que minha vontade é sair comprando algumas coisas já pra ir adiantando, e quando entregarem o apê a gente já entrar com o pedreiro para adiantar a obra! Mas quando entro numa loja de construção fico na dúvida em tudo que vejo e vem os questionamentos: Será que isso ficaria bom mesmo no apê? Será que vou comprar o tamanho certinho? Melhor esperar entregar o apê? Devo pedir opinião a alguém? E aiiiii vaaai, fico com medo e não compro nada! hahahaha


Enfim, por enquanto apenas sonho e planejo, quando for colocar tudo em prática, vou postando pra vocês irem acompanhando minhas maiores duvidas e as soluções! Espero que esse dia não demore a chegar! ;)
Beeijos;*



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Vistoria do Apê!!

Uhuuuu.... fizemos a Vistoria do Apê!!!!

Gente, é emocionante esse momento!! 
Finalmente pude entrar no meu apartamento e confesso a vocês, dá vontade de ficar logo lá!! hahahaha ;)

Dia da Vistoria:
O dia começou tenso, choveu bastaaaaante, e eu estava com medo que fosse cancelado. Mas no meio da manhã, graças a Deus, parou de chover e pude fazer a vistoria que era à tarde! Ufaaa!!
Quando chegamos lá, fomos recebido por uma engenheira, que nos acompanhou todo o tempo, do momento que chegamos até a hora de ir embora. 

Entramos com o pé direito (superstição ou não, melhor não arriscar, né?), e neste momento foi nos informado que teríamos 1 hora para vistoriar o apê, e que tudo que a gente achasse que estava errado, rasurado ou quebrado deveria ser avisado a ela. 
Fomos apresentados a dois trabalhadores da obra, um responsável pela parte elétrica e outro pela parte hidráulica. 


Parte Elétrica: 
  • Testar a campainha;
  • Testar todas as tomadas;  
  • Testar o local das lâmpadas, para isso ele fez uso de uma lâmpada com 2 fios (ele encostava os fios da lâmpada nos fios do teto e a gente ligava e desligava os interruptores);
  • Mostrou onde ficava a caixa de energia do apê e como funcionava tudo.
Parte Hidráulica:
  • Testar todas as torneiras (abrir e fechar para ver se está fechando direitinho);
  • Observar se tem vazamento (na pia do banheiro, cozinha e área de serviço);
  • Testar a descarga (força, quantidade, se ta enchendo a caixa) e vê se ta vazando água de algum local ;
  • Testar os ralos (utilizar o baldinho para jogar água e ver se a água desce normalmente ou se tem algo obstruindo a passagem);
  • Verificar o registro de água (observar se fechando ele para de sair água de todas as torneiras).
obs: Não tinha chuveiro, aí não podemos testar essa parte)

Cerâmica:
  • Observar se existe alguma cerâmica quebrada ou arranhada;
  • Observar se o rejunte está bem colocado;
  • Observar se estão ocos.
Janelas:
  • Verificar se as janelas abriam e fechavam normalmente;
  • Verificar se as travas estavam fechando e abrindo direitinho;
  • Verificar se estavam bem vedadas corretamente;
  • Verificar se os vidros não estavam quebrados ou com algum arranhão .
Portas:
  • Testar se estavam fechando e abrindo corretamente;
  • Testar se a chave estava funcionando sem dificuldade;
  • Observar se elas não estavam tortas ou empenadas;
  • Observar se estavam pintadas igualmente (utilizar o espelhinho para observar em baixo e em cima da porta);
  • Observar se não existia moças ou arranhões nas maçanetas.

Eu particularmente achei o tempo curto para vistoriar tudo, e olhe que irei morar num micro apartamento!! Porque além de você verificar tudo isso, você quer tirar fotos, fazer algumas medições, curtir um pouco o apê com calma, maaaas enfim....foi ótimo!!!
Detectamos alguns erros: Uma porta não estava fechando corretamente, outra porta estava com a pintura do portal mal feita, a fechadura com uma mossa e a porta um pouco empenada, 4 cerâmicas estavam quebradas (eles retiraram enquanto estávamos lá), o vidro de uma janela estava arranhado. Aaaah, e as portas estavam todas sem pintura na parte de baixo e de cima. hahahaha
A maioria dos erros eles já estavam tentando resolver enquanto estávamos lá, mas vamos voltar lá para verificar se ficou tudo Ok! 
Assinamos o termo da vistoria, mas colocamos todas as observações do que faltava ajeitar!

Não consegui tirar muita foto =/ Vou tentar tirar da próxima vez quando eu for lá verificar se ajeitaram tudo! Deve ser mais tranquilo! ;)




Obrigada a todos que tem acompanhado um pouco do blog! 
Espero que as dicas estejam sendo úteis!

Beeijos;*!






quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pré Vistoria do Apê!


A palavra que descreve o que sinto neste momento é: Ansiedade
Está chegando o tão esperado dia da Vistoria do Nosso Apartamento!! Para quem ja passou por isso, deve imaginar o que estou sentindo, e para quem ainda não passou tentarei descrever um pouquinho!!

Programamos a data do nosso casamento para 2 meses apos a data prevista de entrega do apê, mas como acontece com muitas pessoas a entrega atrasou e ainda não recebemos nosso tão sonhado e esperado ninho de pombo (chamo assim por conta do tamanho miniatura). Vocês podem imaginar como estamos torcendo pra que entreguem logo!! hahaha

Já estivemos lá a uns meses atras para a chamada: Visita a Obra. Mas essa visita foi só pra gente observar como estava a obra e para ter uma noção de como seria nosso apê! Foi ótimoooo, mas não pudemos entrar no nosso apartamento (ainda não estava pronto), entramos em outro que estava todo pronto!

Dessa vez a ansiedade está maior porque pela primeira vez, vamos entrar no nosso apartamento, e poder fiscalizar tuuuuudo! Vê se tudo está funcionando e se está de acordo com o manual descritivo que vem junto com o contrato, onde diz tudo que terá (inclusive marcas e material).

Para a Vistoria devemos levar...

  1. O Manual Descritivo do apê ( para conferir material e marca de tudo);
  2. Papel e Caneta (para perguntas e anotações);
  3. Régua, Trena e Fita métrica (Tirar algumas medidas);
  4. Chave teste (para testar tomadas);
  5. Lâmpada;
  6. Balde/Pote (testar os ralos);
  7. Espelho Pequeno (para observar em baixo e em cima da porta);
  8. Maquina Fotográfica (registrar tudo);
  9. Check List (para acompanhar e não esquecer de vistoriar nada!)
Alguns materiais que irei levar para vistoria!!

Enquanto o dia não chega, vou controlando minha ansiedade!!! hahaha 
E assim que fizer a vistoria venho contar pra vocês como foi, se utilizei todo o material e se tudo estava correto!!
Beeijos;**



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Por onde começar a organizar o casamento? 1º passo!


Que tal começar pela escolha da Data do Casamento?!

 Escolher a Data do Casamento parece tarefa fácil, mas não é! Até porque alguns aspectos podem sofrer alterações dependendo da escolha da data.

Esse além de ser o primeiro passo para começar a organizar o casamento, também é importante porque a data escolhida será sempre uma data comemorativa e o ideal é que seja uma data escolhida pelos dois!!
Vou listar abaixo algumas ideias que podem ajudar a definir essa questão: 
  • Datas importantes para o casal: Para os casais mais românticos pode-se levar em consideração alguma data importante para um ou ambos. Podemos citar como exemplo: data do aniversário de namoro, do primeiro beijo, do noivado, etc.   

  • Numerologia: Caso não goste de misturar datas, ou as datas não caiam em dias possíveis, você pode partir para numerologia e pesquisar mais sobre a energia que este dia pode trazer para a vida de vocês! Tem gente que também gosta de datas com números iguais, ex: 11/11/11. Cada pessoa utiliza a forma que mais combina com você.

  • Dia da Semana: Precisa observar se a data que você deseja cai, no ano desejado, no fim de semana ou num dia de semana. Isso não tem regra! Algumas pessoas preferem casar durante a semana, mas o mais comum geralmente é de sexta à domingo. Casamento durante a semana é uma possibilidade para quem gostaria de economizar, geralmente alguns fornecedores cobram mais barato. Além disso por ser menos concorrido a probabilidade de conseguir que vários fornecedores tenham a sua data disponível é grande. O que precisa pensar direitinho é sobre o conforto para vocês e seus convidados, ter uma festa no meio da semana, pode ser um pouco cansativo, mas tudo depende de vocês e das características dos convidados. Quem realmente quiser prestigiar esse momento tão importante estará presente em qualquer dia e local.

  • Tempo: Para a escolha da data também tem que levar em consideração o tempo que teriam pra organizar tudo, essa questão varia de casal pra casal. Algumas pessoas conseguem organizar em 3 meses, outras em 1 ano, outras preferem em 3 anos...não existe regra nenhuma quanto a isso. Mas claro que, um casamento organizado em 3 meses provavelmente não terá todos os fornecedores que você gostaria porque muitos já não terão mais disponibilidade na data que você precisa. Cada vez mais as pessoas começam a organizar o casamento com bastante antecedência para não correr o risco de perder a data na igreja que tanto sonhou em casar, ou perder o padre, enfim...o tempo que tem para organizar a festa é um fator importante! 



  • Feriado: E se for um feriado? Não tem problema casar no feriado, mas pode contar com um número maior de faltas, porque muitas famílias as vezes se programam com antecedência para viajar nos feriados. Deve-se prestar atenção também porque talvez o dia do casamento não caia no feriado mas caia no meio de um feriadão (Ex: casamento Sábado 19/04/14, não é feriado, maaas dia 18/04 é sexta-feira santa e 21/04 [segunda-feira] é Tiradentes - será um feriadão!). Quando a família de um dos noivos mora em outra Cidade, Estado ou País, pode ser bastante positivo marcar para o feriado porque aumenta a chance dos familiares distantes poderem está presentes. Alguns feriados, como por exemplo: 15/11/14 - [proclamação da república], é feriado, mas cairá num sábado, assim não interfere muito. Outro ponto que precisa ter atenção é verificar se alguns estabelecimentos importantes como por exemplo, salão de beleza, se estarão funcionando! Caso esteja fechado, seria legal se você pudesse indicar para seus convidados alguns cabeleireiros que trabalhem em domicílio. Também vale lembrar que hospedagem no período de feriado é bem carinho. Resumindo, para uns pode ajudar bastante, já para outros pode trazer transtornos.

  •  Estação do ano: As estações do ano podem influenciar bastante na organização do casamento e influenciar principalmente na escolha do local! Se o seu sonho é casar na praia, jamais escolha datas que caiam em períodos de chuva, porque você pode ter bastante dor de cabeça. Em períodos de chuva, até mesmo em casamentos na cidade, talvez seja bastante necessário alugar toldos para garantir que a chuva não irá atrapalhar o look dos convidados! ;) 

Seguindo alguma das dicas, já dá pra começar a pensar na data do seu casamento! \º/\º/

Até a próxima!
Beeijos;*

sexta-feira, 11 de abril de 2014

De repente...tudo novo??!!

Isso mesmo, e tudo pode ser resumido em uma palavra: CASEI!!



Casar sempre foi um sonho, e graças a Deus pude realizar tudo do jeitinho que sempre quis: com simplicidade, delicadeza, felicidade e acima de tudo com muuuuuuito amor! Passamos alguns meses organizando nosso Grande Dia, sempre com cautela e com o pé no chão, mas nunca deixando de sonhar! Valeu muuuito a pena...Casar é liiiiindo demais, foi o melhor dia da minha vida!! Pretendo falar mais sobre este assunto (casamento) aqui no Blog, porque é onde todo o proposito do blog se inicia!! Vamos trocar vária ideias, experiências e esclarecer duvidas sobre este grande sonho.   




Com a organização do casamento aprendi que muita coisa você ou alguma pessoa mais jeitosa pode fazer para incrementar o casamento, decorar a casa, fazer coisas pro dia a dia e sai bem mais barato. Vou mostrar algumas ideias aqui no blog (DIY - faça você mesmo). Confesso que não sou muito jeitosa, mas tenho uma super mãe que faz um pouquinho de tuuuuuudo e ela vai nos ajudar nessa parte artesanal! Vocês vão adooorar! 




Bom, passando essa etapa do Casamento e Lua de Mel, simplesmente você se pergunta: E agora?! hahahaha 
Aposto que muitas pessoas passaram ou irão passar por isso! Agora vão começar, no meu caso, reformas no Apê, decoração, organização, e tuuuuudo que possa envolver nosso cantinho. Falaremos bastaaaante sobre essa fase de mudanças.




Além disso iremos conversar um pouco sobre: Culinária (adianto que eu não sei cozinhar e não sei fazer feira...maaas vamos aprender, né?!), Saúde (assunto sempre importante de ser discutido) e Beleza (tendências, moda, maquiagem, cosméticos, etc.)  




Enfim, a ideia de construir este blog, é expor todas as mudanças, angustias, adaptações e realizações dessa nova fase da vida! E com isso poder ajudar e trocar informações com tantas pessoas que estão passando, passaram ou ainda irão passar por tudo isso!



Espero que gostem e sempre que puder deixem um recadinho ou peçam algo que vocês gostariam que fosse comentado no blog que a gente faz! ;)


Beijos, Obrigada e Voltem sempre!